Veja como funciona a inspeção ambiental veicular, realizada pela Controlar
(para veículos a Diesel, Gasolina, Álcool e Gás Natural)
Etapa 1: Inspeção Visual
Nesta primeira etapa, são verificados os seguintes itens do veículo. Compatibilidade com o cadastro do DETRAN com relação a cor, combustível e categoria. Itens que influenciam a emissão de gases poluentes ou trazem algum dano ao meio ambiente:
1) Funcionamento irregular do Motor
2) Vazamentos aparentes
3) Violação do lacre da bomba injetora
4) Vazamentos ou alterações no sistema de escapamento
5) Vazamentos ou alterações no sistema de admissão de ar
6) Retirada ou alteração de componentes originais que influenciam na emissão
7) Emissão de função azul ou quantidade demasiada de fumaça.
Etapa 2: Verificação da Rotação de Corte e de Marcha Lenta
Nesta etapa, é registrado o valor da rotação de corte e de marcha lenta do motor. Tal verificação, visa a preservação da integridade física do motor durante os testes de aceleração livre.
O veículo será acelerado lentamente até atingir a rotação de máxima livre, certificando-se de sua estabilização na faixa recomendada pelo fabricante.
Caso ocorra alguma anormalidade durante a aceleração do motor, o teste será interrompido e o veículo será REJEITADO.
Caso o motor não estabilize dentro da faixa recomendada pelo fabricante, o veículo será REPROVADO.
O passo seguinte é a o Teste de Aceleração de Máxima Livre, onde será medida a opacidade dos gases de escapamento através do OPACÍMETRO. Com o motor em marcha lenta, o acelerador será acionado de modo contínuo e rápido, sem golpes, até atingir o final de seu curso.
Esta posição do acelerador será mantida até que o motor atinja, nitidamente, a rotação máxima estabelecida pelo regulador de rotações, permanecendo nesta condição por um tempo máximo de 5 segundos. Essa operação será repetida diversas vezes.
Serão analisados os valores de opacidade obtidos a partir da quarta medição, e só podem ser considerados quando, em quatro medições consecutivas, a diferença entre o valor máximo e o mínimo não for maior que 0,25 m-1 e estes não estiverem em ordem decrescente.
Se o valor da opacidade medida for igual ou menor que os limites estabelecidos, o veículo será APROVADO e emitimos o Certificado de Aprovação do Veículo.
Caso contrário, o veículo será REPROVADO e receberá o relatório de Inspeção do Veículo.
Todos os procedimentos foram estabelecidos pela Resolução CONAMA (Conselho Nacional do Meio Ambiente) nº251/99 e NBR 13037. Além disso, por determinação do IBAMA, os fabricantes de veículos, são obrigados a manter atualizados os parâmetros de inspeção em SUAS PÁGINAS NA INTERNET.